domingo, 20 de maio de 2012

Pomar: Pitanga

Figura 01: foto "in loco" da pitangueira no pomar.

A pitanga é  o fruto da pitangueira, ou Eugenia uniflora. Tem a forma de drupa globosa e carnosa, com as cores vermelha (a mais comum), amarela ou preta. Na mesma árvore, o fruto poderá ter desde as cores verde, amarelo e alaranjado até a cor vermelho intenso de acordo com o grau de maturação.
É uma árvore medianamente rústica, de porte pequeno a médio, com 2m a 4m de altura, mas alcançando, em ótimas condições de clima e de solo, quando adulta, alturas acima de 6m e até, no máximo, 12m. A copa globosa é dotada de folhagem perene.  As folhas pequenas e verde-escuras, quando amassadas, exalam um forte aroma característico. As flores são brancas e pequenas, tendo utilidade melifera (apreciada por abelhas na fabricação do mel).
A planta é cultivada tradicionalmente em quintais domésticos. O seu plantio é feito simplesmente pela colocação de um caroço de pitanga no solo ou pelo transplante de uma muda até o local adequado. Dá-se bem em quase todo tipo de solo, incluindo os terrenos arenosos junto às praias. É também usada como árvore ornamental em áreas urbanas de cidades brasileiras, na recuperação de áreas degradadas e em reflorestamentos. As pitangueiras com frutos são um ótimo atrativo para pássaros e animais silvestres em geral.

Área de Lazer: Playground


Mais uma área recuperada no jardim posterior do condominio!
A execução dos serviços para recuperação do último canteiro da área do playground foi realizada neste final de semana. Além da delimitação dos espaços para o plantio de palmeiras nativas que já estava sendo realizado, também foram plantados mais 150m2 de grama esmeralda. Fotos do local:

Figura 01: situação anterior.

Figura 02: situação atual.

Finalização da segunda etapa de recuperação: Bosque


Terminamos neste final de semana a segunda etapa de recuperação do bosque do jardim posterior.
A primeira etapa foi a retirada das plantas invasoras que impediam a manutenção das árvores plantadas.
A segunda etapa foi a limpeza, correção do solo e plantio de grama esmeralda.
A terceira e última etapa será futuramente implantar as árvores que constituirão o bosque que servirá de recanto de descanso para os moradores do condominio.
Abaixo algumas fotos dos serviços que foram realizados:

 Figura 01: situação anterior. Ocupação irregular por Vedélias e árvores sem manutenção.


Figura 02: limpeza do local e recuperação das árvores existentes.

Figura 03: 600m2 de grama esmeralda que foram necessárias para o plantio no local.

Figura 04: execução dos serviços.

Figura 05: etapa de finalização

Figura 06: Trabalho finalizado. Área recuperada.





domingo, 13 de maio de 2012

Combate de formigas

O inverno está chegando e as formigas iniciaram a sua corrida para estocar alimento! Resultado disso: diversos formigueiros espalhados pelo condominio. Iniciamos o combate a estas pragas que acabam danificando muitas plantas ornamentais.
Existem várias espécies de formigas em nosso condominio, porém, apenas 02 (duas) nos interessa combater:

1 - Formiga Lava-pé (Solenopsis invicta)

Descrição: São polimórficas, possuem dois nós na cintura e as operárias variam de 3 mm a 7 mm. As antenas possuem 10 segmentos sendo os dois últimos maiores que os anteriores. A coloração varia do marrom avermelhado ao preto.

Atenção!!!! Picam dolorosamente.

Biologia: Reproduz-se basicamente por vôo nupcial. Gosta de todo tipo de alimento e prefere fazer seus ninhos em locais abertos e com muita incidência de sol.
Onde encontrar: São comumente encontradas em calçadas, gramados e canteiros. Seu ninho consta de um murundu de terra solta que quando mexido observa-se um grande número de operárias e larvas.

2 - Formiga-cortadeira (Gêneros Atta  e Acromyrmex)


Estas extraordinárias formigas desenvolveram um avançado sistema agrícola baseado num mutualismo: elas se alimentam de um fungo específico que cresce nas câmaras subterrâneas de seus ninhos. As formigas cultivam ativamente seu fungo, fornecendo fragmentos vegetais frescos e controlando organismos indesejados, como outros tipos de fungos (competidores). Segundo alguns autores, quando as formigas trazem acidentalmente folhas tóxicas ao fungo mutualista, este secreta uma substância química que serve de aviso para quê as formigas não coletem mais este vegetal.
As formigas cortadeiras compreendem 2 gêneros; Atta e Acromyrmex; com um total de cerca de 40 espécies, alguns dos quais são sérias pragas agrícolas. Algumas espécies de Atta, por exemplo, são capazes de desfolhar uma laranjeira inteira em menos de 24 horas.[Nível trófico-consumidores de 1ºordem]
No Brasil, as formigas do gênero Atta são conhecidas popularmente como saúvas e as Acromyrmex como quenquéns.


Adubação dos Jerivás


Neste final de semana foi realizada a adubação de todos os Jerivás do condominio (jardim frontal, pomar, figueira e jardim posterior). Também foram retiradas as folhagens velhas e restos de bainhas de folhas antigas.