quarta-feira, 31 de agosto de 2011

AVIFAUNA DO CONDOMINIO N. 08


Nome científico: Ramphastos sp
Nome comum: Tucano, Tucano-de-bico-preto, Tucano-de-bico-verde.

Caracteristicas:
Bastante comum em regiões de serra, onde é avistado em pequenos bandos. São perseguidos por caçadores pela sua carne. Vive em áreas florestadas, desde o litoral até as zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto.
Possuem um bico grande e oco.  Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. Além de serem frugivoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível protéico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como lagarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores.

Reprodução
São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado). Não há dimorfismo sexual (diferença visível entre macho e fêmea) e a sexagem pode ser feita por análise de seu DNA.A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho alimenta-os. Fazem postura de 3 a 4 ovos, cujo período de incubação é de 18 dias.


Status de Conservação
Está classificada atualmente como Quase ameaçada : perto de ser classificada ou provavelmente qualificável para ser incluída numa das categorias de ameaça num futuro próximo.Tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como consequência a diminuição da sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.

Neste final de semana foi visualizado no condomínio, em uma das figueiras, um bando de aproximadamente 20 Tucanos!!! Como diz o manezinho: "Coisa más linda!"


CONHEÇA PARA PRESERVAR!!!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

JARDIM FEITO PARA O FRIO


Quando a temperatura do termômetro cai, o jardim é mais uma alternativa para os moradores curtirem !!!
Para aquecer a área, um fogo de chão foi instalado em uma das extremidades do jardim. Neste jardim foram incluidos dois bancos de pínus de reflorestamento e tumbérgia-azul-arbustiva logo atrás, como um encosto.


Fonte: Casa e Jardim

domingo, 28 de agosto de 2011

AVIFAUNA DO CONDOMINIO


Nome científico: Dacnes cayana
Nome comum: Saí-azul, Saí-bico fino, Saí-bicudo

Características e Hábitos:
Mede aproximadamente 13 cm de comprimento e pesa, em média, 16 gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual: o macho é azul e negro, com as pernas vermelho-claras, enquanto a fêmea é verde, com a cabeça azulada e pernas alaranjadas. Seu canto é um gorjear fraco.
É comum em bordas de florestas, capoeiras arbóreas, campos com árvores esparsas, florestas secas e de galeria. Vive normalmente aos pares ou em pequenos grupos, procurando insetos ativamente na folhagem ou alimentando-se de frutos em árvores e arbustos. Vive à beira da mata em várias altitudes, copas de mata alta.

Alimentação e reprodução:
Alimenta-se de néctar, insetos e frutas. Aprecia os frutos da Tapiá ou Iricuruna (Alchornea glandulosa).
Atinge a maturidade sexual aos 12 meses. Reproduz na primavera e no verão. O ninho é uma taça profunda, feita de fibras finas, colocado de 5 a 7 m do solo, entre as folhas externas de uma árvore. A construção do ninho é tarefa da fêmea, que é protegida pelo macho contra intrusos. Os 2 ou 3 ovos são esbranquiçados ou branco-esverdeados com manchas cinza-claras e são incubados pela fêmea. Durante este período ela é, às vezes, alimentada pelo macho. Os filhotes são alimentados pelo casal e permanecem no ninho cerca de 13 dias. Costuma ter de 2 a 4 ninhadas por temporada.

Neste final de semana ele (um macho) foi visto em uma das árvores o condominio.

Calistemos adaptados!

Ficamos muito felizes neste final de semana ao observar que os Calistemos que plantamos no jardim posterior se adaptaram bem ao solo. Notem pela foto que eles lançaram ramos novos de folhas e que irão florescer logo em breve!


Figura 01: foto "in loco" de uma muda de Calistemo plantada no jardim posterior. Notem os ramos mais verdinhos folhas novas e futuros cachos de flores.



Figura 02: Exemplo da futura flor.

Abertura do canal do rio

Foi solicitado ao auxiliar de jardinagem a abertura do canal do rio para que o fluxo de água, que aumenta com as chuvas, possa correr livremente, além de proporcionar uma melhor estética  ao jardim frontal.


 Figura 01: Situação anterior.


Figura 02: Situação atual.

Nossos Ipês estão florescendo!



Espécie: Tabebuia sp
Nomes vulgares: ipê-amarelo, ipê, aipê, ipê-branco, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-ouro, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado, ipê-da-serra, ipezeiro, pau-d’arco-amarelo, taipoca.

O ipê amarelo é a árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. É na verdade um complexo de nove ou dez espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas, amarelas ou roxas. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies.
As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras. São lindas árvores que embelezam e promovem um colorido no final do inverno. Existe uma crença popular de que quando o ipê-amarelo floresce não vão ocorrer mais geadas. Infelizmente, a espécie é considerada vulnerável quanto à ameaça de extinção.
No arruamento do condominio estao plantados 20 Ipês amarelos que estão se desenvolvendo em perfeitas condições graças aos tutoramentos, podas de condução e formação, bom como os adubamentos realizados nas épocas apropriadas.
Abaixo está uma foto de uma futura flor.


Figura 01: Futura flor de Ipê.

Figura 02: Flor do Ipê


A espécie é caducifólia e a queda das folhas coincide com o período de floração. A floração inicia-se no final de agosto, podendo ocorrer alguma variação devido a fenômenos climáticos. Como a espécie floresce no final do inverno é influenciada pela intensidade do mesmo. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê amarelo.
As flores por sua exuberância, atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores que são importantes agentes polinizadores. A espécie possui como vetor de polinização a abelha mamangava (Bombus morio).

Figura 3: Agente polinizador dos Ipês (Bombus morio)
As sementes são dispersas pelo vento.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Trepadeiras no gradil frontal


Nome científico: Jasminum polyanthum
Nome popular: Jasmim dos poetas

Arbusto do tipo cipó, de tamanho indefinido, mas que pode ultrapassar 4,0 metros, muito ramificada formando densa touceira. É necessário conduzir este cipó, portanto seu plantio deve ser junto a muros, cercas, pérgulas e caramanchões.
Pode ser cultivado em regiões do país com temperaturas mais amenas, como as de altitude ou para Sudeste e Sul. Floresce a partir do outono até o inverno. Essas florzinhas do tamanho de um dedão parrudo são muito perfumadas.
De crescimento rápido, o jasmim dos poetas é uma das muitas variedades de jasmim que existem, todas tendo em comum o perfume e as flores delicadas, quase sempre brancas. Se receber sol pleno e água em abundância, ele solta muitos ramos que, como mãos de famintos, se agarram ao que encontrarem pela frente.
A floração é intensa e, embora dure pouco, logo recomeça, ficando sempre vistoso.

O único trabalho será, de tempos em tempos, enroscar os ramos fugitivos. Seu perfume é uma verdadeira loja da L’Occitane!

Em nosso condominio está plantado ao longo do gradil do jardim frontal.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

AVIFAUNA DO CONDOMINIO - Nº. 6


Nome científico: Guira guira
Nome comum: Alma-de-gato, Anú-branco, Rabo-de-palha

É uma das aves mais comuns do Brasil, estando ausente praticamente apenas nas florestas contínuas amazônicas.

Hábitos:

Anda muito no solo, em bandos de 6 a 12 indivíduos, ao lado de outras aves, como sabiá-do-campo, anu-preto e pica-pau-do-campo.

Reprodução:

O ninho é construído em forquilhas de árvores a 5 metros do solo. Põe de 4 a 7 ovos de cor verde-marinho com uma camada calcária de alto revelo, o ovo tem de 17 a 25% do peso da fêmea. Fazem ninhos individuais ou coletivos, neste último sendo encontrados até 20 ovos. Os filhotes abandonam o ninho antes de voar e são alimentados por algumas semanas mais.

Características e alimentação:

O anu possui uma plumagem predominantemente creme, com uma grande faixa preta no rabo e um topete encrespado alaranjado.
São essencialmente carnívoros, comendo gafanhotos, percevejos, aranhas, miriápodes etc. Predam também lagartas peludas e urticantes, lagartixas e camudongos Em épocas de escassez de artrópodes alimenta-se de frutas, bagas, coquinhos e sementes de forma alternativa. Alimenta-se também de insetos, como as cigarras que apanham em pleno vôo.

IMPORTANTE!!

Atualmente no condominio o Anú-branco está sendo visto se alimentando de lagartas  conhecidas como taturanas.



Estas lagartas possuem pilosidades e são potencialmente perigosas. Há algumas espécies com venenos poderosos,  que podem provocar hemorragia, insuficiência renal e até levar à morte.


Nos Estados do sul do Brasil, chegou a ocorrer mais de mil casos de acidentes com lagartas do gênero Lonomia, vários destes resultando em morte. Pesquisas indicam que a proliferação destas deve-se ao fato de vários predadores naturais (contra os quais, curiosamente, os pêlos não são defesa) terem desaparecido com a devastação do ambiente natural. Desta forma, as taturanas, que antes alimentavam-se das folhas da aroeira e do cedro, passaram a alimentar-se das folhas de árvores dos pomares, diminuindo assim a distância do habitat humano e aumentando a incidência de acidentes.

Pontanto: conheça para preservar pois estas aves e a presença de mata nativa nos auxiliam a combater este tipo de praga (lagartas). Preserve a natureza impedindo o desmatamento. Só assim iremos proporcionar que os predadores naturais destas pragas ainda continuem existindo e assim estaremos seguros.

domingo, 7 de agosto de 2011

PARA INICIAR A SEMANA...




Toda a equipe envolvida na manutenção, administração e cuidados com o nosso Condominio desejam uma boa noite de domingo e uma ótima semana a todos os proprietários e moradores!

Uma semana iluminada para todos nós!!

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Neste final de semana foram instaladas placas instrutivas referentes aos limites de velocidade a serem respeitados pelos condutores de veículos no interior do condominio. A ação visa proteger o tráfego dos pedestres visto que se observam várias crianças e novos moradores transitando no condomínio.

Confiram os posicionamentos:


Figura 01: primeira placa instalada próxima  à ponte.


Figura 02: segunda placa instalada no início do arruamento.

Ganhando um trato!

Nossa guarita ganhou neste final de semana um "banho de loja". Foi tratado o madeiramento do pergolado com verniz e toda a guarita e colunas do gradeamento ganharam pintura nova!
Ficou um espetáculo!!
Confiram as fotos:


Figura 01: situação anterior



Figura 02: situação posterior.


Figura 03: tratamento do pergolado.


Figura 04: resultado final!

É HORA DE ACORDAR!!!

Com a chegada do inverno o jardim pediu alguns cuidados especiais, afinal, ele precisava estar preparado para suportar as baixas temperaturas e chegar à estação das flores ainda mais vivo e colorido!
Os dias frios tornam as plantas dormentes. Isso quer dizer que a seiva circula mais devagar e não há crescimento ou germinação, exceto para as espécies da estação.
Resultado disto é que muitas plantinhas inclusive as do pomar já estão acordando!! Sinal de que a Primavera está se aproximando!!!
Notem pelas fotos que as laranjeiras recém plantadas, bem como a macieira e inclusive a amora já estão acordando! A boa notícia é que nosso pomar após tanto sofrimento já está produzindo: já produziu carambolas, laranjas e agora iremos ter amoras!!!

Figura 01: Germinações novas surgindo nas axilas das folhas da laranjeira.




Figura 02: Gemas novas da macieira esperando a primavera para desabroxar!



Figura 03: Amoreira

     A amora é nutritiva. Contêm 85% de água, 10% de carboidratos, com elevado conteúdo de minerais, vitaminas B e A e cálcio. Contém ácido elágico, que vem sendo estudado por suas funções a anti-mutagênica e anticancerígena.