segunda-feira, 8 de agosto de 2011

AVIFAUNA DO CONDOMINIO - Nº. 6


Nome científico: Guira guira
Nome comum: Alma-de-gato, Anú-branco, Rabo-de-palha

É uma das aves mais comuns do Brasil, estando ausente praticamente apenas nas florestas contínuas amazônicas.

Hábitos:

Anda muito no solo, em bandos de 6 a 12 indivíduos, ao lado de outras aves, como sabiá-do-campo, anu-preto e pica-pau-do-campo.

Reprodução:

O ninho é construído em forquilhas de árvores a 5 metros do solo. Põe de 4 a 7 ovos de cor verde-marinho com uma camada calcária de alto revelo, o ovo tem de 17 a 25% do peso da fêmea. Fazem ninhos individuais ou coletivos, neste último sendo encontrados até 20 ovos. Os filhotes abandonam o ninho antes de voar e são alimentados por algumas semanas mais.

Características e alimentação:

O anu possui uma plumagem predominantemente creme, com uma grande faixa preta no rabo e um topete encrespado alaranjado.
São essencialmente carnívoros, comendo gafanhotos, percevejos, aranhas, miriápodes etc. Predam também lagartas peludas e urticantes, lagartixas e camudongos Em épocas de escassez de artrópodes alimenta-se de frutas, bagas, coquinhos e sementes de forma alternativa. Alimenta-se também de insetos, como as cigarras que apanham em pleno vôo.

IMPORTANTE!!

Atualmente no condominio o Anú-branco está sendo visto se alimentando de lagartas  conhecidas como taturanas.



Estas lagartas possuem pilosidades e são potencialmente perigosas. Há algumas espécies com venenos poderosos,  que podem provocar hemorragia, insuficiência renal e até levar à morte.


Nos Estados do sul do Brasil, chegou a ocorrer mais de mil casos de acidentes com lagartas do gênero Lonomia, vários destes resultando em morte. Pesquisas indicam que a proliferação destas deve-se ao fato de vários predadores naturais (contra os quais, curiosamente, os pêlos não são defesa) terem desaparecido com a devastação do ambiente natural. Desta forma, as taturanas, que antes alimentavam-se das folhas da aroeira e do cedro, passaram a alimentar-se das folhas de árvores dos pomares, diminuindo assim a distância do habitat humano e aumentando a incidência de acidentes.

Pontanto: conheça para preservar pois estas aves e a presença de mata nativa nos auxiliam a combater este tipo de praga (lagartas). Preserve a natureza impedindo o desmatamento. Só assim iremos proporcionar que os predadores naturais destas pragas ainda continuem existindo e assim estaremos seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário