sábado, 1 de outubro de 2011

REFLEXOS DO INVERNO....

O inverno que passou andou castigando muito algumas plantas no nosso condomínio. As Agaves são um exemplo. Devido ao alto indice de chuvas e poucas aberturas de sol durante as semanas de inverno, alguns fungos oportunistas acabaram atacando alguns exemplares no jardim frontal (fotos). Estas manchas foliares são causadas por fungos que acabam necrosando as folhas.

Os sintomas característicos da doença são manchas foliares necróticas e coalescentes, e colapso das folhas. Os sintomas ocorrem nas folhas mais velhas, sendo que as folhas centrais e mais jovens são menos atacadas ou podem aparecer livres de sintomas. As lesões começam como numerosas e diminutas manchas necróticas, circulares, douradas a marrom-claras, rodeadas por um bordo marrom-escuro a púrpura-avermelhado, ao aumentarem de tamanho, atingem 3-5 mm de diâmetro e coalescem, ocupando uma grande área na lâmina foliar, tornando os tecidos amarelos e depois marrons e necróticos.



Todas elas já receberam tratamento adequado: O controle químico foi usado devido a epidemia ter sido muito severa. Realizou-se pulverizações com uma mistura de fungicidas protetores e sistêmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário