quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

AVIFAUNA DO CONDOMINIO : JAÇANÃ



O morador ou algum visitante que tenha ultimamente prestado atenção nos lotes do condominio, talvez tenha observado uma figura bastante interessante e engraçada passeando, se alimentando e fazendo amizades com os agitados Quero-Quero.

Como todo Biólogo é curioso, resolvi ir atrás e identificar a espécie que nunca havia sido observada no Condomínio.
Sim, por incrível que pareça é o Jaçanã!!!!

Nome científico: Jacana jacana
Nome comum: Jaçanã, aguapeaçoca, cafezinho, casaca-de-couro, ferrão, japiaçó, japiaçoca, marrequinha, menininho-do-banhado, nhaçanã, nhançanã, nhanjaçanã, piaçó, piaçoca, pia-sol, narceja ou asa-de-seda. 

Dá nome a um bairro famoso da cidade de São Paulo, eternizado na canção “trem das onze” de Adoniram Barbosa. Em certos lugares da África e da Austrália, as espécies de jaçanã são conhecidas como “Jesus bird”, porque parecem andar em cima da água!  

CARACTERISTICAS:

Uma das aves mais comuns nos brejos e margens de rios, possui os pés enormes para seu tamanho. Além de ter os dedos longos e finos, também as unhas são muito compridas. No dedo que fica para trás, a unha é mais longa do que o próprio dedo. Esse arranjo possibilita suas caminhadas sobre as plantas aquáticas, dividindo o peso do corpo em uma larga base. Anda e corre pelas folhas das plantas boiando como se estivesse em chão seco.
Medem cerca de 23 cm de comprimento, possuindo plumagem negra com manto castanho, bico amarelo com escudo frontal vermelho, possui um afiado esporão vermelho (Fonte: Wiki Aves)

É uma espécie sem dimorfismo sexual ou seja, não dá para saber com um simples olhar quem é o macho e quem é a fêmea!! 

HÁBITOS E REPRODUÇÃO
Vive aos casais ou em pequenos grupos, sendo a fêmea maior do que o macho. Em alguns locais, as fêmeas montam pequenos haréns de machos, os quais tomam conta dos ninhos. Os ovos ficam em estruturas formadas por talos de plantas aquáticas, flutuantes. Durante 28 dias são chocados os 4 ovos da postura, sendo papel masculino todo o trabalho de criação. 
Se alguma fêmea que não seja a esposa do macho aparecer, vai estraçalhar os ovos enquanto o macho só fica olhando, e por causa de amnésia, acaba acasalando com ela no final!!!!!

Embora sejam relativamente sociáveis em alguns locais ou épocas do ano, defendem seus territórios contra outras jaçanãs (ou cafezinhos, nome pantaneiro). As fêmeas são particularmente agressivas. Nessas ocasiões voam diretamente para o intruso, emitindo seu peculiar chamado, como uma risada fina e longa. Ao pousarem, para intimidar o invasor, mantêm as asas abertas e esticadas para o alto, destacando as penas longas, amarelas, das asas. Nessa postura, aparece o esporão amarelo do encontro das asas. Através dessas atitudes, intimidam a ave invasora. Ocasionalmente, ocorre luta corporal.

Agora, depois de toda essa descrição, o que faz um Jaçanã sozinho no Condominio??  Vejam a foto in loco:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário