terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

BUTIÁ



Nome científico: Butia eriospatha (sinonímia: Cocos eriospatha, Butia eriospatha subsp punctata, Syagrus eriospatha) 
Nome comum: Butiá, butiá-da-serra, butiazeiro, butieiro, butiá-branco, butiá-veludo.


O Butia eriospatha é uma espécie de palmeira comum nos campos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Tem seus frutos bastante apreciados tanto pela fauna quanto pelo homem. Ocorre sob áreas de campos raramente entrando em florestas e algumas vezes associada a espécie Araucaria angustifolia.
Atualmente suas populações encontram-se em situações bastante críticas, principalmente ao manejo destas áreas onde tem sua ocorrência, já que as mesmas são utilizadas para a prática do pastoreio e frequentemente sofrem queimadas, impedindo a regeneração natural da espécie.
A floração amarela ocorre de setembro a janeiro. Os frutos, pequenos, globosos e amarelos, amadurecem no verão e são consumidos ao natural ou sua polpa é usada na produção de licor e vinho.
Da semente, pode ser extraído um tipo de azeite comestível. Seu estipe, de boa durabilidade, é usado em construções rústicas e as fibras das folhas, para a fabricação de chapéus, cestos, cordas e enchimentos de colchões e estofados.

Em nosso condomínio estão no jardim frontal ao longo do início do arruamento e no jardim posterior sendo que neste ultimo local, sofrem bastante com as condições fisicas  e  nutritivas do solo (argiloso e baixa drenagem).


Nenhum comentário:

Postar um comentário