Nosso pomar está todo faceiro!! Além das amoras que estão crescendo e se desenvolvendo bem , agora é a vez das laranjeiras, inclusive as mudas que foram plantadas a pouco tempo! Todas estão lançando novos brotamentos e algumas, principalmente as da época, já estão florescendo para futuramente produzir laranjas!!
A foto acima mostra o seu principal agente polinzador. Esta pequena abelhinha chamada de Irapuã, é uma das responsáveis por originar as laranjas que tanto gostamos!
A irapuã (Trigona spinipes) é uma abelha social brasileira, de coloração negra reluzente e extremamente agressiva. Não possui ferrão, nem dá picadas, mas se enrosca agressivamente nos pelos e nos cabelos das pessoas e isso acontece pois seu corpo está normalmente coberto por resinas de árvores como do pinus ou eucalipto. Ao visitarem as flores, o pólen fica colado no seu corpo devido a estas resinas e quando pousam em outra flor vizinha, este mesmo polen fecunda as flores que então irão originar os frutos.
Quando se sentem ameaçadas essas abelhas procuram penetrar orifícios de percebidos inimigos, como nas orelhas e nas narinas de animais mamíferos, inclusive de seres humanos. Mede de 6,5 mm a 7 mm de comprimento, com pernas ocreadas e asas quase negras na metade basal e mais claras na metade apical.
Também é conhecida pelos nomes de abelha-cachorro, abelha-de-cachorro, abelha-irapuá, abelha-irapuã, arapica, arapu, arapuá, arapuã, aripuá, axupé, caapuã, cabapuã, enrola-cabelo, guaxupé, irapuá, mel-de-cachorro, torce-cabelo, cupira, e urapuca.
Os ninhos da abelha "irapuá" são de coloração escura, possuem formato globoso e geralmente se localizam na copa de árvores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário