segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MAMÃE BEIJA-FLOR


Esta pequena mamãe-beija flor estava cuidando de seu ninho enquanto estávamos podando as Espirradeiras do arruamento central!

Nome comum: Beija-Flor, Colibri ou Cuitelo
Nome científico: Amazilia fimbriata


CARACTERISTICAS:

Tal como a maioria das aves, o sentido do olfato não está muito desenvolvido nos beija-flores; a visão, no entanto, é muito apurada. Além de poderem identificar cores, os beija-flores são dos poucos vertebrados capazes de detectar cores no espectro ultravioleta.
A alimentação dos beija-flores é baseada em néctar (cerca de 90%) e artrópodes, em particular moscas, aranhas e formigas. Os beija-flores são poligâmicos.

É a fêmea que constrói o ninho e cuida da incubação. Normalmente dura de 16 a 17 dias a eclosão dos dois ovos que costumam ter a cor branca. Até os filhotes saírem do ninho ainda vai um período de 20 a 30 dias nos quais permanecem sendo alimentados pela mãe.
O formato do ninho e material de construção varia de espécie para espécie, assim como a dimensão dos ovos. A maioria costuma ter o ninho em forma de tigela utilizando materiais como fibras vegetais, folhas, teias de aranha para dar coesão externa, musgo e líquens. Todos com aparência muito delicada.

 
CONSERVAÇÃO
Duas espécies de beija-flor extinguiram-se no passado recente: "Esmeralda de Brace" (Chlorostilbon bracei) e "Esmeralda de Gould" (Chlorostilbon elegans). Das 322 espécies conhecidas, a IUCN lista 9 como em perigo crítico de extinção, 11 como em perigo e outras 9 como vulneráveis. As maiores ameaças à preservação do grupo são a destruição, degradação e fragmentação de seus hábitats.

Nenhum comentário:

Postar um comentário